top of page
Buscar

Olimpíadas de Inverno 2018

  • Foto do escritor: Beto Scandiuzzi
    Beto Scandiuzzi
  • 12 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Sentado num tamborete de madeira no seu boteco favorito ao lado do sindicato, bermudão largo de náilon preto, Havaianas gastas, camisa vermelha desabotoada no peito, ele olha a notícia de primeira página no Diário do Grande ABC e, irritado, dá um soco na mesa de plástico, derrubando copos, pedras de dominó, cinzeiros, garrafas vazias, cartas de baralho:

– Isto é um absurdo – exclama enquanto limpa com as costas da mão umas lágrimas de ressaca que teimam em escorrer pelo rosto barbudo.

Seus companheiros de mesa e de truco o olham assustados sem coragem de magoá-lo com perguntas impertinentes.

– Vocês viram? – pergunta ao mesmo tempo em que toma um longo trago de uma branquinha com gengibre e pimenta cambuci. E prossegue:

– Estes russos divulgaram o quadro final de medalhas da Olimpíada de Inverno 2014 e se esqueceram do Brasil, e até dos nossos amigos bolivarianos. Isso é uma perseguição inaceitável.

Os companheiros à volta se entreolham perplexos e um deles, depois de uma pequena pausa, se anima a explicar ao chefe que não havia qualquer problema com os russos, os sul-americanos é que não ganharam nenhuma medalha e que, a bem da verdade, estiveram bem longe delas. E completa se afastando da mirada do chefe:

– Éramos poucos, chefe, cabíamos todos numa Kombi, incluindo os amigos bolivarianos, e sem experiência nestes esportes de neve.

– Ah, mas isto não vai ficar assim, vamos dar o troco neles. Se já realizamos o mundial de futebol da FIFA 2014, vamos fazer a Olimpíada 2016 no Rio, vamos também pela Olimpíada de Inverno 2018. Ligue já para a presidente para incluir no PAC, urgente.

Faz-se um silêncio profundo na mesa, escutam-se os mosquitos voando. Até que um outro companheiro, trêmulo e gaguejando diz:

– Mas, chefe, aqui não tem neve!

– E quem te disse que precisamos de neve para a Olimpíada? Já tenho tudo pensado. A sede dos jogos será em Garanhuns. Ora que dúvida, se Garanhuns é conhecida como a Suíça pernambucana? La tem o monte Magano, ideal para os saltos, uns terreiros de forró, sem falar que o rio Mundaú se congela no inverno e fica bom para patinar. E caatinga é o que não falta para as outras modalidades. É só a gente pintar tudo de alvaiade, eles pensam que é neve e está tudo resolvido.

Faz uma pausa, esboça um leve sorriso, ele próprio admirado da sua genialidade. Dá uma outra bicada na branquinha, mira os companheiros, um a um, e completa:

– E tem mais, vamos acrescentar umas novas modalidades que serão medalhas na certa, anotem aí, briga de galo, cuspe a distância, porrinha, palito, corrida de bode e carrinho de rolimã, tudo na neve como manda o regulamento.

E com a mão no queixo e o olhar perdido no horizonte nublado, ele que já contrariou a Bíblia, o vernáculo, a natureza, se prepara agora para contrariar a Zeus, o rei dos deuses olímpicos.

PS: Essa crônica foi escrita em 2014 quando o governo era outro e Lava Jato era um lugar para lavar carro. Como sabemos, a Olimpíada de Inverno 2018 se realizou na Coreia do Sul e o Brasil participou com nove atletas. Não ganhou nenhuma medalha.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page