top of page
Buscar

Oscar 2023

  • Foto do escritor: Beto Scandiuzzi
    Beto Scandiuzzi
  • 24 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Janeiro 2023

Fui ao cinema. Sim, depois de mais ou menos quatro anos, voltei a frequentar o cinema. E muito feliz, os que me conhecem sabem do meu amor à sétima arte, desde meus tempos de garoto quando frequentava o Cine Aramina, o nosso Cinema Paradiso. As razões desta ausência, todos sabemos: o medo da covid 19. Está certo que as restrições foram abrandadas já há algum tempo, mas somente agora tomei ânimo para ver um filme na telona. E aí aparece a outra razão pela demora: confesso que fui picado por outro vírus, menos fatal, mas contagioso e que se chama streaming. Quando ele apareceu, eu não coloquei muita fé, achando que assistir a um filme na TV jamais poderia substituir o prazer de vê-lo no cinema.

Não substitui, mas devo reconhecer que o streaming traz algumas vantagens, entre elas o comodismo. Basta ligar a TV, escolher o filme, a qualquer hora, interrompê-lo, voltar a vê-lo ou deixá-lo ali se não te agradar. E escolher outro. A oferta é grande e variada. Tudo isso sem sair de casa e por um preço razoável quando comparado aos preços do cinema. Paguei R$56,00 a entrada.

O filme escolhido não poderia ter sido mais feliz: Avatar, o caminho da água, um espetáculo que faz jus ao tempo que James Cameron dedicou para produzi-lo. Combates, ação, meio ambiente, o colonizador imperialista, bandidos, mocinhos podem ser sintetizados nas palavras: fascinante, maravilhoso. E, se não fosse pouco, traz uma mensagem ainda maior: família. Um pai faz qualquer coisa para proteger sua família.

O filme está incluído na lista dos melhores filmes-drama do Globo de Ouro, o que sinaliza que poderá estar na lista dos indicados ao Oscar 2023. O primeiro Avatar, de 2009, foi indicado em nove categorias, ganhou três, mas não a de melhor filme.

Fevereiro 2023

Todos os anos, nessa época, eu venho aqui dar os meus pitacos, apenas como espectador, sem nenhum conhecimento profundo, sobre os indicados ao Oscar do ano. Como previ acima, Avatar, o caminho da água está indicado como um dos melhores filmes, além de outras três indicações, incluindo a de efeitos especiais.

Outra questão, que anualmente levanto aqui é a de quando uma plataforma de streaming ganhará a estatueta mais querida, a de melhor filme. Netflix jogou todas as suas fichas no filme Nada de novo no front, uma produção alemã que conta o trauma físico e mental dos soldados alemães durante a Primeira Guerra Mundial e a dureza do regresso à vida posteriormente. Tem outras oito indicações, incluída a de melhor filme estrangeiro. Remake de uma versão americana de 1930, premiada na ocasião com o Oscar de melhor filme.

HBO produziu Elvis, oito indicações; é a história do cantor, contada desde seu início: ascensão, a fama mundial, problemas, decadência e morte, narradas desde o ponto de vista do seu agente Tom Parker estrelado por Tom Hanks. Emocionante e divertido sobre uma história já conhecida.

Amazon e Paramount produziram Top Gun-Maverick, com Tom Cruise no papel principal; ação, guerra, histórias reais, heróis e patriotismo, bem ao estilo americano. Pode conseguir votos na Academia, mas não suficientes, na minha opinião, para ganhar o prêmio maior.

Fora dos streamings, a surpresa para a crítica foi a indicação de Tudo em todo lugar ao mesmo tempo, uma ficção científica, produzida pela A24, um estúdio de pouca história, fundado em 2012. Levou onze indicações no total, um exagero na minha opinião.

Também, fora dos streamings, estão:

Os Fabelmans;sete indicações;

Os Banshees de Inisherin;nove indicações;

Triângulo da tristeza; – três indicações;

Tár;seis indicações;

Entre mulheres;duas indicações;

Se eu tivesse que apostar, entre os que assisti, minha escolha seria Os Fabelmans. Por quê? Porque é Spielberg e porque é Hollywood em sua essência.

8 de fevereiro

O mundo da música e o do cinema se despediram de Burt Bacharach, lendário músico e compositor de canções que fizeram história. Entre outros tantos prêmios, ganhou ao longo de sua extensa carreira seis Grammy, dois Globos de Ouro, um BAFTA, um EMMY e três Oscar, um deles pela música do inesquecível filme Butch Cassidy.

Fevereiro, 2023

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page